segunda-feira, 6 de abril de 2015

Mercado Municipal de Pinheiros

Eu adoro mercadões, e sou chegada num bom comércio popular. Não sou a louca da 25 de março, mas moro numa área bem popular de Pinheiros e acho bem legal. Moro bem perto do Mercado Municipal do bairro, que não é nada conhecido, e isso é uma pena. O Mercadão do centro e o Mercado da Lapa dão de mil no de Pinheiros pela quantidade absurdamente maior de produtos vendidos, mas esse mercado de onde moro é charmoso, tem bastantes (sabiam que "bastante" como sinônimo de "muito" vai pro plural? Descobri isso e fiquei choquê) produtos e os preços são ótimos.


Eu amo queijo meia-cura. Lá sempre tem, e eles deixam você provar um pedaço antes de levar. Outro dia comprei goiabada, e já me deram um pedaço junto com queijo, pra eu ter certeza de que era aquilo mesmo. Se isso não é amor, não sei mais o que é.

Eu entrei numas de fazer granola em casa, e fica uma loucura de gostoso. Uso aveia, chia, quinoa em flocos, todas as oleaginosas possíveis, damasco, coco, goji berry. Sabem quanto é o quilo da chia por lá? 10 PAU É ou não é pra mandar o Mundo Verde à merda? E além de tudo isso, rola comprar todos os tipos de temperos e condimentos que você puder imaginar. 


Esse aí é o Entreposto das Feijoadas, onde compro tudo pra granola, queijos, costelinha pro feijão e, às vezes, um pouco dessa calabresinha curada que é simplesmente divina pra acompanhar uma cerveja gelada.

No segundo andar há açougues, peixaria, e frangaria (é isso? Existe isso?). O pessoal é geralmente muito atencioso, e só lá eu consegui osso pra fazer caldo de carne caseiro.

Além disso, estão dando uma repaginada no visú do local pra ver se atrai mais clientela. Sou super a favor. Vão reformar o deque, para colocarem mesinhas e você poder ir lá comer uma feijoada e beber sua cachacinha num sábado à tarde. Além de restaurantes de prato feito, recentemente abriu lá a Comedoria Gonzales, que está sempre lotada, e serve um ceviche fresquíssimo e delicioso, e alguns assados. Ceviche a 15 contos, franguinho assado também a 15 com direito a acompanhamento. Tudo num tamanho que satisfaz seu ogro interior. O bacana da Comedoria, além da comida deliciosa e do preço super amigo, é que usam produtos comprados ali mesmo. Vegetais, peixes, carnes, tudo vem dali de dentro, num esquema de camaradagem que enche meu coração.



Dizem por aí que o Alex Atala vai assumir parte do processo de revitalização do Mercado, e vão rolar stands com comidas regionais do Brasil todo. Venda de ingredientes mesmo, o que é bem bacana. Há o projeto de um stand estilo o Comedoria, mas que será do famoso Restaurante Mocotó. Acho lindo.

Se tudo isso acontecer, será ótimo - SE os vendedores atuais e que estão lá há milênios puderem continuar fazendo e vendendo como sempre fizeram. Será ótimo SE não resolverem que o Mercadão é lugar pra gourmetizar. Parem de gourmetizar Pinheiros. 

Eu acho que o Mercado merece mais atenção, investimento, e movimento de gente comprando com a galera que já trabalha lá. Mas, como moradora do entorno, tenho bastante receio disso ser o início de um processo de gentrificação que tiraria toda a identidade do Largo da Batata. O Largo é a Teodoro lotada, os puteiros porcaria, aquele vai e vem de todo tipo de gente. O Largo é o Mercado com dondocas comprando, e com os trabalhadores indo almoçar.

É isso que eu amo no meu bairro. 

Visitem o Mercado de Pinheiros, comam o ceviche do Checho, comprem um queijinho lá no Entreposto. Vai valer a pena!



Um comentário:

lilla disse...

fiquei sabendo que ce vai lá um dia comigo, é verdade?