terça-feira, 9 de março de 2010

Intolerância, aquela via de mão dupla

O Twitter é fonte inesgotável de informação (útil e inútil) e também de inspiração. Por ali, vejo que pessoas que ao vivo são bem bacanas, mas no mundo dos 140 caracteres viram ogros no mundo dos trolls. E dá-lhe mau humor 24/7. Tem gente que quer ser enturmadinha, gente inteligente, gente que sabe expor opiniões, gente rebelde, gente extremamente chata. E, obviamente, gente intolerante. E gente intolerante que não sabe que é intolerante.

Mas o engraçado dessa última categoria é que os intolerantes sem consciência esquecem que, ao defenderem seus pontos de vista de maneira tão fervorosa, cheios de xingamentos e agressividade, acabam, eles, se tornando aquilo que dizem não ser.

Hoje caí no twitter de uma moça revoltadíssima com o Dourado, do Big Brother. Não tenho acompanhado mais o programa, os discursos do Bial me dão sono e as teorizações a respeito dos participantes são um cu peludo. Preguiça eterna. Nessa edição tem a polêmica em torno do Dourado ser intolerante, ser homofóbico, ser isso ou aquilo. Não cabe aqui dizer se acho ou não que ele seja. O que me impressiona é o tanto de ódio que as pessoas usam pra falar dele. De um cara que está na TV, num reality show totalmente manipulado pelo diretor do programa. Pois então, voltando ao twitter da moça revoltada, ela escreveu vários, VÁRIOS tweets dizendo que alguém tem que matar o Dourado quando ele sair. Que ele tem que sofrer muito. Que ele é um homofóbico filho da puta. Que ela vai pagar pra alguém machucá-lo. Estarrecedor.

Ontem rolou toda aquela polêmica CHATA a respeito do dia internacional da mulher. É machismo velado, é ridículo, é um desrespeito, mulheres - digam não a esse dia! Não vou entrar na parte histórica desse dia e muito menos na parte comercial - porque o que começou como uma homenagem a uma luta por direitos iguais no trabalho acabou virando dia de ganhar rosa murcha na promoção das Pernambucanas. Tem mulher que se acha importante, tem mulher que não gosta. As que acham legal um dia só pra elas enchem o saco DI GERAU falando como mulheres são batalhadoras, maravilhosas e únicas. *bocejos* E as que não curtem esse dia TAMBÉM enchem o saco "di gerau" falando que dia da mulher o caralho, que dia da mulher é palhaçada, que se receberem feliz dia da mulher de alguém vão mandar se foder. Acho isso tão sem noção quanto receber rosa murcha em porta de loja.

Aí eu pergunto: alguém que quer lutar contra a homofobia, que é um tipo de intolerância, e acaba sendo sendo muito agressiva falando sobre violência contra o homofóbico, não está fazendo a mesma coisa, mas com um foco diferente? Quem não tem a graciosidade de aceitar feliz dia da mulher vindo de gente que muitas vezes só quer agradar ou então não vê esse dia como uma polêmica, está sendo o quê? Intolerante, não? Mas as mulheres não sofreram intolerância/desrespeito por tantos anos? Aí a gente devolve ao mundo intolerância e desrespeito também?

Eu realmente acho que gentileza gera gentileza. E que noção e bom senso não fazem mal a ninguém. Nem tudo tem que virar uma discussão filosófica, nem tudo tem que virar panfletagem. Se você não gosta do rapaz do programa de TV, saiba exprimir isso de maneira coerente, sem raiva ou intolerância. É SÓ um programa de TV. Não precisa chamar as participantes de putas vagabundas. Se te deram feliz qualquer coisa, receba isso sem levantar polêmicas. A pessoa só está tentando ser gentil, não está indo contra o movimento feminista. Um dia só da mulher é machismo velado? Pode ser. O dia da mulher hoje em dia perdeu seu propósito? Acho que sim. Mas militância o tempo todo é chato demais. E, na maioria das vezes, um "feliz dia tal" quer dizer somente isso. Um feliz dia tal.

ps: que fique claro que eu SEI que sou intolerante com muitas coisas, mas minha intolerância maior de vida é com gente sem noção. E o mundo está sendo tomado por essa gente.

Um comentário:

Lana disse...

Pois então, eu não gosto de receber "feliz dia das mulheres". Não sou grosseira, mas também acho que não precisamos simplesmente aceitar, se não queremos que um dia de luta contra a discriminação da mulher se torne apenas um dia qualquer em que ganhamos rosas. Tampouco fico enchendo o saco de quem gosta de ganhar flores, mas recuso a minha e explico porquê, lembro da história da data sem muitas delongas e sem provocar atritos, é importante não deixar de defender seu ponto de vista, assim como é importante respeitar os outros também, nisso concordo com seu texto.